15 Dicas para tornar o seu site atrativo, eficiente e mais funcional

presença online da sua empresa é cada vez mais requisitada pelos consumidores, que aumentam consideravelmente a procura por produtos e serviços na internet. Para ter um site atrativo, fique atento para que a personalidade da sua empresa seja incorporada em cada elemento, em cada aba, em cada função que você colocará em seu website da maneira mais atrativa, eficiente e funcional. Confira algumas dicas valiosas para começar:

1. Crie um Site Map

Antes de partir para o desenvolvimento, crie um “rascunho”, um pequeno guia/esquema de seu site das seções e suas ramificações. É algo bastante simples de fazer e que fará uma diferença enorme na hora de criar o site. Com uma visão completa do que irá fazer, fica tudo mais claro para criar um site funcional.

2. Menos é mais

Pense de forma simples. Páginas de Web rebuscadas e cheias de movimento, que mostram ícones se mexendo e animações complexas levam à perda de foco para o que realmente deve ser destacado. Pense no que de fato é necessário para o seu site.

3. Cuidado com as animações

Com o surgimento de programas gráficos de animação como o Flash, o uso de animações se tornou indiscriminado. Caso a animação inicial se faça necessária, inclua a opção de pular a abertura do site e ir direto ao conteúdo.

4. Marca à esquerda

Esse já é um padrão na Internet mundial e que vale a pena ser levado em conta. Sempre que possível, use a marca da empresa no canto esquerdo superior do site. Esse local facilita a visualização, além de ser um dos principais pontos de atenção que as pessoas têm ao acessar um site.

5. Botões do lado esquerdo

Assim como a logomarca da empresa já se tornou padrão ficar à esquerda do site, os botões de acesso às seções também. Não é uma regra, mas já está hoje no inconsciente coletivo dos internautas. Sendo assim, aproveite-se dessa ideia para criar seu site.

6. Na página inicial já diga a que veio

Deixe bem claro o que você e sua empresa fazem e quais as suas especialidades. Dê a quem visita o seu site todas as informações relevantes a respeito do seu negócio para criar uma oportunidade de venda.

7. Separe os assuntos por temas

Se a quantidade de conteúdo for muito grande, facilite o entendimento de suas informações agrupando os tópicos em temas. Isso facilita demais na hora de buscar determinado assunto dentro do site.

8. Contatos sempre visíveis

Uma das utilidades mais básicas de um site é aproximar o internauta da empresa. Por isso, deixe bem visível as informações como telefone, endereço e e-mail. Um formulário de contato prático e simples também pode ser utilizado.

9. Mapa do site

Um mapa auxilia o usuário caso haja muito conteúdo no site e a quantidade de seções acabou ficando maior do que deveria ser.  De forma simples e direta, o mapa dará o entendimento imediato de como estão dispostas as informações.

10. Botão de página inicial sempre acessível

Quando falamos em facilitar o acesso às seções, não esqueça que a Home também é uma delas, na verdade a mais importante. Portanto, inclua sempre um botão de acesso à página inicial por todo o site, de preferência a própria marca da sua empresa.

11. Ilustre

O bom uso das imagens pode ajudar a mostrar o que cada seção do site traz. Quando possível, ilustre as seções com imagens relacionadas ao tema.

12. Trabalhe o texto

Use o texto do site ao seu favor. Apenas “desovar” as informações ao longo da página vai deixar tudo muito carregado e cansativo. Divida por assuntos, crie boxes de cores diferentes para destacar determinada informação, faça colunas. Isso ajudará demais na montagem de um layout agradável.

13. Cuidado com as fontes

Fique atento ao uso de mais de duas fontes diferentes em seu site ou até da mesma fonte em tamanhos diferentes. Isso gera confusão na organização e no layout.

14. Crie um padrão e siga com ele

Quando as páginas do site não têm um padrão, você corre o risco de dar ao internauta a impressão de estar em um site diferente cada vez que se entra em determinada seção.

15. Conheça o seu público

Quem vai acessar o seu site? Tomando como base a resposta para essa pergunta, você pode, sim, arriscar-se numa página inicial mais inovadora e fora dos padrões. Mas se o site não for voltado para um público bem específico, a melhor saída é sempre priorizar a funcionalidade e a objetividade. E em tempos de uma rede cada vez mais diversificada, fica mais difícil definir quem de fato vai acessar seu site. Portanto, fique atento àquilo que pode representar uma dificuldade desnecessária ao internauta.

Com informações da Revista “Aprenda a Criar Sites”, Ano III Nº12.

Criou o site, está tudo pronto? Agora, você precisará hospedá-lo em algum servidor especializado na web. Este serviço se chama hosting, necessário para que o seu site fique no ar permanentemente.

 

fonte:http://www.guiaempreendedor.com/15-dicas-para-tornar-o-seu-site-atrativo-eficiente-e-mais-funcional/